90% dos animais capturados na natureza para serem traficados morrem. A campanha que está sendo veiculada em todo o estado pretende conscientizar e mudar o comportamento da sociedade
MPMG lança campanha de proteção aos animais.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef), lançou, nesta sexta-feira, 31 de janeiro, uma campanha educativa de defesa dos animais. Foram produzidas peças de áudio e vídeo que serão veiculadas em rádios e TVs de todo o estado. Uma cartilha também será distribuída aos infratores durante as audiências dos processos de crimes contra os animais.
Na cerimônia de lançamento, a coordenadora do Gedef, Luciana Imaculada de Paula, explicou que a campanha faz parte de uma ação preventiva do MPMG. “Nós percebemos que a ação repressiva é insuficiente”, disse. Ela lembrou que foi realizado em 2013 o I Encontro nacional do MP em proteção à fauna. Também está sendo planejado, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, um concurso para conscientizar os alunos da rede estadual sobre o tema. “Os animais merecem um tratamento ético”, concluiu.
A campanha será veiculada em rádios e TVs de todo o estado, graças a uma parceria entre o MPMG e a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). A Lei de Proteção à Fauna (Lei 5.197/1967) determina que os programas de rádio e televisão devem incluir em sua programação conteúdos sobre proteção aos animais, no limite mínimo de cinco minutos semanais. Para tornar efetivo o diploma legal, o MPMG expediu Recomendação para que a Amirt oriente seus filiados no cumprimento da norma. Além disso, está fornecendo o material a ser veiculado.
Cartilha educativa tem linguagem objetiva
A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Lílian Marotta explicou que o objetivo da cartilha é conscientizar os jovens e os infratores. Com uma linguagem simples e objetiva, o livreto tem o formato de uma revista em quadrinhos e conta a história de um garoto que encontrou um jabuti e o levou para casa, sem saber que estava cometendo um crime ambiental.
Segundo Lílian Marotta, 90% dos animais capturados na natureza para serem traficados morrem e todos acabam sofrendo maus-tratos. Ela também explica que é equivocada a noção de que o animal silvestre se apega ao seu dono, como acontece com animais domésticos.
Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
31/01/14
Fonte: MPMG lança campanha de proteção aos animais
Denúncias em Santos Dumont
Polícia Militar - Telefone 190
Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente
Dr. Roger Silva Aguiar