Após ter sido castrada, em 07/02/2013, a Gigi foi entregue ao seu protetor, um morador de rua, no último sábado. Como ela apresentou um quadro de TVT, está sendo submetida a tratamento quimioterápico.
Referência: Gigi
"TVT (Tumor Venéreo Transmissível) é também denominado de Linfossarcoma de Sticker, uma neoplasia contagiosa em cães. A disseminação do tumor ocorre geralmente por contato sexual, porém o TVT também pode ser disseminado através do contato prolongado com superfícies contaminadas de outros animais.
Essa neoplasia acomete principalmente cães de médio porte, com idade entre 1 e 15 anos.
Os proprietários mais atentos procuram o atendimento médico veterinário devido a presença de secreção sanguinolenta vaginal ou peniana, além de hematúria (urina com sangue), sendo assim, estas alterações correspondem aos sinais precoces do Tumor Venéreo Transmissível do Cão.
Com o desenvolvimento do TVT, observa-se tecido nodular, hemorrágico e friável. A lesão pode apresentar ulcerações, aspecto de couve-flor ou de placas.
A quimioterapia citotóxica constitui-se no método mais eficiente e essa deverá ser a conduta do médico veterinário que irá tratar o animal.
Os animais esterilizados (castrados) são menos propensos a ter o TVT pois não terão o contato sexual já que não reproduzirão, ´portanto a castração dos animais é uma medida eficiente na prevenção do tumor." - Dr. Luiz Gustavo Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário