terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cães atropelados e as nossas ações

Na madrugada desta segunda-feira, uma cadela foi atropelada na Rua Afonso Pena e o seu atropelador, o motorista de uma van, com placa de aluguel, seguiu em frente, sem prestar o devido socorro ao animal.



Os veterinários da cidade foram contatados, Drª Alessandra e Dr. Roberto e atenderam ao chamado, sendo o atendimento foi feito pelo Dr. Roberto, por residir nas proximidades do acontecido. A Polícia Militar foi acionada, cumprindo o seu papel e lavrando um boletim da ocorrência.



A cadela foi sacrificada e o pagamento deste serviço foi efetuado por uma pessoa caridosa que sentiu na própria pele, a dor deste animal, que deixou filhotes, não sabemos onde e que também morrerão, se não forem encontrados.



Segundo a Lei nº 9.605, de 12/02/1998, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é um crime com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. E a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal.



É a revoltante a falta de responsabilização do dono do animal (se é que ele tem um dono) que deveria zelar pela segurança do bicho e dos outros, já que animais soltos nas ruas podem provocar acidentes.



Outra coisa nos chama a atenção: as pessoas lamentam a situação do animal, querem ajudar, mas evitam se envolver além do ato de pegar o telefone e pedir que alguém resolva a questão.



Claro que todos têm seus compromissos e não dispõe de recursos para sair salvando todos os animais atropelados na cidade, mas, às vezes, é uma ação simples: acolher o animal, garantir um abrigo melhor, com água e comida e uma higienização nos ferimentos, até achar um atendimento mais adequado.



A ASDAN - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais procura fazer a sua parte, esterilizando as cadelas abandonadas nas ruas e realizando a adoção das mesmas. Na medida do possível, socorre animais atropelados ou doentes e alimenta alguns, mas, com os poucos recursos que consegue arrecadar de pessoas generosas, não consegue atender a todas as ocorrências da cidade.



Se até um cão, animal irracional, tenta salvar outro (Veja no Youtube), por que os seres humanos também não agem assim?



Se cada um adotasse apenas um animal e se responsabilizasse por ele, com certeza não teríamos essa situação.



Se cada um fizesse um pouquinho, poderíamos diminuir a agonia dos bichos soltos à própria sorte…
A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org