sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ofício nº 03/2011

Santos Dumont, 13 de Maio de 2011

Ofício nº 03/2011

Do Diretor de Finanças e Controle da ASDAN
Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
Aylce Helena da Silva

Ao Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santos Dumont
Dr. Afonso Sergio Costa Ferreira

Assunto: Faz Comunicação

Exmo. Sr Presidente:

Comunicamos a V. Exª que a Prefeitura Municipal de Santos Dumont efetuou o depósito, relativo à subvenção social autorizada, de dois cheques no valor de R$ 1333,33 cada um, na conta corrente nº 28.312-0, agência 3084 – Banco Itaú, aberta para esta Entidade para a movimentação dos recursos.

Comunicamos também que estes recursos serão preferencialmente gastos na castração cirúrgica das cadelas que já foram adotadas e também daquelas que se encontram perambulando pelas ruas da cidade, assim como para o tratamento medicamentoso daqueles animais que dele necessitarem e para atendimento emergencial de animais atropelados.

Solicitamos que V. Exª comunique a todos os vereadores o conteúdo desta correspondência e, se possível, que seja lida em sessão ordinária.

Aproveitamos ainda a oportunidade para solicitar que todos os Vereadores expliquem para a população que estes recursos não serão utilizados para a castração de animais de particulares e que somente serão castrados aqueles animais que a Entidade entender e puder fazê-lo, uma vez que os recursos são insuficientes para tais procedimentos e por não haver um local apropriado para o pós-operatório.

Com estes recursos os animais continuarão circulando pelas ruas da cidade e não serão retirados do seu habitat natural caso não sejam adotados, mas começaremos a diminuir, em mínima escala, o aumento da sua população que cresce em progressão geométrica, por irresponsabilidade de proprietários e também por irresponsabilidade do Poder Público das muitas gestões anteriores que, ao longo de décadas, deixou o problema avolumar-se.

O problema dos animais de rua, principalmente cães, necessitará de outras décadas para ser solucionado e o Poder Público, preocupado com políticas públicas, deve entender que os animais irracionais não são os responsáveis pelos problemas que os animais racionais impuseram a eles.

Precisamos incentivar a posse responsável e determinar aos proprietários que recolham os seus excrementos quando os levarem para passear, com penalização para aqueles que não o fizerem, porque são estes que defecam sobre os passeios. Os animais de rua, na maioria das vezes, procuram um lugar, com terra ou grama para fazê-lo.

Todos precisam entender que os animais também sentem frio, fome e dor e que a vida e a liberdade, em condições saudáveis, é um direito de todos.

Agradecemos aos todos os nossos sócios, a colaboração e sensibilização de todos os Vereadores e, principalmente, do Prefeito Evandro Nery, que está disponibilizando estes recursos, insuficientes ainda, mas que podem ser o início de uma longa e difícil caminhada.

Atenciosamente,

Aylce Helena da Silva
Diretor de Finanças e Controle
A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org