sábado, 26 de maio de 2007

Entrevista: Nina Rosa Jacob
Fundadora e Presidente do Instituto Nina Rosa

Ativista pelos direitos dos animais há 15 anos, ela fundou o Instituto Nina Rosa (www.institutoninarosa.org.br), que há quatro meses vem desenvolvendo a campanha pelo "Desaleitamento Adulto".

O que motivou a campanha para difundir a causa?

Foi a exploração das vacas, tratadas como produto pelo homem. Elas são confinadas em alojamentos de concreto, ficam sempre em pé, ligadas a máquinas de ordenha. Não há alguém por perto para observar se o animal está sentindo dor. essa vacas são obrigadas a emgravidar continuamente para estimular a produção do leite. o bezerro é separrado da mãe 24 horas após o nascimento e, passsados 60 dias, a vaca passa por outra inseminação artificial para continuar prenhe e oferecer leite à espécie humana - nunca a seus filhotes. Por meio desses procedimentos, estima-se que as vacas leiteiras produzam até cem vezes mais do que produziriam em condições normais. Isso custa aos animais muitos anos de vida: se no passado viviam por 25 anos pelos pastos, na ordenha mecânica de hoje não passam de cinco anos. Apesar disso há quem defenda a ingestão de leite por imaginar que não provocam a morte da vaca.

As vacas morrem de exaustão?

Grande parte delas é atingida pela mastite, uma infecção da glândula mamária. Estima-se que a cada dez vacas, quatro tenham mastite. E todo o pus secretado pelo animal contamina o seu leite. Além disso, o produto também apresenta resquícios de altas doses dos antibióticos usados pelos criadores para controlar a mastite e garantir a produção da vaca.

Como lidar com a questão numa cultura ligada ao leite e seus produtos, como o queijo e o yogurte?

As empresas grande têm se interessado pela questão nos últimos anos, como nos mostra o aumento dos produtos à base de soja. Isso reflete uma demanda do público por esses produtos. As pessoas, muitas vezes, não tem informação para fazer escolhas corretas. Quem têm essas informações não aceita participar da escravização das vacas. Como alternativa é possível extrair leite de qualquer cereal em casa. É mais saudável, mais seguro e mais ético (veja algumas receitas à esquerda).

ANOTE

LEITE DE CASTANHAS:

Ingredientes:

1 colher de sopa de aveia;

1 xícara de castanhas-do-Pará;

1 litro de água fervente;

Como fazer:

Dilua a aveia em água fria e ferva. espere esfriar e bata com as castanhas no liquidificador. Coe em peneira fina. Ponha uma pitada de sal. Adoce com melado.

LEITE DE GERGELIM

Ingredientes:

1/4 xícara de semente de gergelim germinado ou hidratado;

1 copo (200 ml) de água de fonte ou mineral.

Como fazer

Bata as sementes com água, no liquidificador. Em seguida coe.

(Fonte: Instituto Nina Rosa)

FONTE: Jornal da Tarde SP, 15/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org