segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cão perambulando pelas ruas da cidade

A ASDAN se preocupa e procura defender todos os animais, inclusive aqueles que possuem proprietário.


Este cão, há mais ou menos 3 semanas atrás, foi visto circulando pelas ruas da cidade, em péssimo estado: muito magro, faminto, aparentemente doente. 

Seu proprietário foi procurado para resolver este problema e alertado quanto aos perigos dele ficar circulando pelas ruas da cidade e sobre a sua situação de saúde. Ele simplesmente nos disse que : "Ele foge e está sendo tratado."

Alertado sobre o perigo de um cão da raça fila estar solto nas ruas, ele respondeu: "Ele é manso."

Se o cão está sendo tratado e medicado, por que, passados quase 30 dias, ainda apresenta as mesmas condições físicas e procura alimento nas ruas?

Ontem, mais uma vez, foi encontrado solto nas ruas, andando muito devagar e parando na frente dos carros. Não tivemos outra sáida, a não ser procurar a Polícia e solicitar um Boletim de Ocorrência de maus tratos aos animais.

Segundo a Lei Estadual nº 16.301/2006, que disciplina a criação de cães das raças que especifica, inciso II, Art. 5º, o proprietário de cão das raças a que se refere o art. 1º é obrigado a manter o animal em área delimitada, com dimensões suficientes para o seu manejo seguro, guarnecida com cercas, muros ou grades que impeçam a fuga do animal e resguardem a circulação de transeuntes nas proximidades.

O Fila brasileiro impressiona pelo tamanho e latido, costuma respeitar as pessoas da casa, mas não se deve abusar. É reservado com estranhos e um ataque pode ser fatal.

Veja no link a seguir, as imagens de um cão fila bem tratado. AQUI 

Muito diferente deste pobre coitado, que circula pela cidade procurando comida, sendo alimentado por muitas pessoas que se compadecem da situação dele, apesar do medo de chegar perto.

Apesar de ter sido publicada uma nota em um semanário local deste final de semana, reclamando que o trabalho das entidades protetoras dos animais não tem sido eficiente, a ASDAN faz o que é possível e milagres, sem parcerias também eficientes, não conseguirá fazer.

Ainda sobre o semanário: infelizmente houve um erro que mostra também a sua ineficiência e o não acompanhamento das notícias da cidade: a cadela que é foto da nota foi resgatada na 5ª feira, à noite, e será castrada hoje, após uma batalha para encontrar um lar temporário para acolhê-la. 

Esperamos que a futura Administração Municipal, conforme nos foi prometido antes das eleições, ( Bebeto assina Termo de Compromisso pelos direitos dos animais) volte ainda mais os olhos para a defesa e proteção daqueles que não têm voz e auxilie às entidades de proteção de Santos Dumont.


 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org