quarta-feira, 13 de março de 2013

Cães nas ruas, um problema de toda a comunidade

A Diretora Presidente da Associação Sandumonense de Defesa dos Animais – ASDAN, Martha Rosane de Souza Pinto, foi recebida pelo Chefe de Gabinete, Rodrigo Sá e pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Esportes, Elmar Batista Moreira, no último dia 05, na Prefeitura, para tratar de assuntos relacionados aos cães de rua em Santos Dumont. 

Diante da situação constatada por todos, do grande número de cães abandonados nas ruas de nossa cidade, o secretário explicou que a Prefeitura iniciará um procedimento de castração das fêmeas e também de vacinação em massa das fêmeas nos bairros, para evitar que entrem no cio e procriem. 

O secretário ressaltou ainda que um projeto está sendo estudado, visando minimizar esse problema atual, mas que é muito importante a participação da população para diminuir a quantidade de cães e demais animais domésticos largados nas vias públicas. 

Todos os proprietários de animais domésticos devem zelar por suas crias, protegendo-os dentro de casa e não deixando os mesmos soltos nas ruas”. “É importante também que a população faça denúncia em relação ao boato da vinda de veículos de outras cidades, que estariam abandonando cachorros em nossas ruas. As pessoas que presenciarem tal fato, devem anotar o número da placa do carro, e denunciar na Prefeitura, para que possamos tomar as providências cabíveis”, enfatizou Elmar. 

Denúncias na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Esportes, no antigo prédio do INSS ou pelo telefone 32 3251- 6489. 

Assessoria de Comunicação  da PMSD
12/03/2013

Obs.: Esta matéria deverá ser publicada nos Jornais da cidade, neste final de semana.

4 comentários:

  1. q bom q começaram as conversações a respeito, o q não podem - vale pros dois lados, prefeitura e asdan - é ficar postergando a situação, o q fica intrigando a todos é a situação q ninguem se interessa em rever a do canil municipal, o q pode ser feito, o q pode ser resolvido aos orgãos ambientais, enfim q posição prakele elefante branco sair do papel o q em minha humilde opinião ajudaria muito trato com os animais, mas, o primeiro passo foi dado e agora é acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos podemos ver que há um interesse em continuar o que estava sendo feito desde 2011.

    ResponderExcluir
  3. Espero que após esta etapa de vacinação e castração, venha a fase em que se recolha os animais de rua e volte a utilizar o canil. Tenho esperanças que isto aconteça uma vez que ja fui mordida por um cachorro de rua, tendo que passar por todo desconforto de tratamento e curativos...

    ResponderExcluir
  4. Marcio Qsuco, você bem sabe que a ASDAN, sem apoio, seja ele qual for, não conseguirá fazer milagres.

    Quanto ao canil municipal, NADA PODE SER FEITO. Ele encontra-se em uma APP e a administração que o construiu sabia muito bem disto. Para relembrar, foram gastos R$ 115.000,00 naquele elefante branco, que já está todo destruído e a única coisa que a Administração Municipal pode fazer lá é tentar aproveitá-lo de outra maneira.

    Quanto à construção de um novo canil municipal, a ASDAN é contra porque conhecemos a realidade dos vários canis municipais espalhados por este Brasil afora e não desejamos que Santos Dumont tenha um depósito de animais, um campo de concentração de seres que não pediram para nascer.

    Se a Prefeitura construir um canil municipal, TODOS os animais que lá chegarem, mesmo aqueles cujos proprietários não os desejam mais, terão que ser aceitos.

    Quando acontece a superpopulação no canil, as despesas para a administração crescem (remédios, vacinas, veterinário, ração). Para "diminuir" as despesas, ou os animais ficam largados à própria sorte ou então chega uma ordem para sacrificá-los.

    Não desejamos esta situação. Santos Dumont precisa sim de resolver este problema, que somente tem solução a longo prazo. Para isto, as pessoas precisam ser orientadas, educadas e o principal: AS FÊMEAS PRECISAM SER CASTRADAS.

    ResponderExcluir

A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org