quinta-feira, 14 de março de 2013

Gigi é devolvida ao seu protetor

 

Após ter sido castrada, em 07/02/2013, a Gigi foi entregue ao seu protetor, um morador de rua, no último sábado. Como ela apresentou um quadro de TVT, está sendo submetida a tratamento quimioterápico.

Referência: Gigi

"TVT (Tumor Venéreo Transmissível) é também denominado de Linfossarcoma de Sticker, uma neoplasia contagiosa em cães. A disseminação do tumor ocorre geralmente por contato sexual, porém o TVT também pode ser disseminado através do contato prolongado com superfícies contaminadas de outros animais. 

Essa neoplasia acomete principalmente cães de médio porte, com idade entre 1 e 15 anos. Os proprietários mais atentos procuram o atendimento médico veterinário devido a presença de secreção sanguinolenta vaginal ou peniana, além de hematúria (urina com sangue), sendo assim, estas alterações correspondem aos sinais precoces do Tumor Venéreo Transmissível do Cão. 

Com o desenvolvimento do TVT, observa-se tecido nodular, hemorrágico e friável. A lesão pode apresentar ulcerações, aspecto de couve-flor ou de placas. 

A quimioterapia citotóxica constitui-se no método mais eficiente e essa deverá ser a conduta do médico veterinário que irá tratar o animal. 

Os animais esterilizados (castrados) são menos propensos a ter o TVT pois não terão o contato sexual já que não reproduzirão, ´portanto a castração dos animais é uma medida eficiente na prevenção do tumor." - Dr. Luiz Gustavo Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org