terça-feira, 16 de abril de 2013

Falta de informação do Vereador João Batista Barbosa Crescêncio

Parte das colocações do vereador João Batista Barbosa Crescêncio, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Santos Dumont, dia 15/04/2013, em momento de Tribuna Livre



Segundo as palavras do vereador, "a nossa busca é fiscalizar, legislar e informar" mas, para fazer isto com responsabilidade, torna-se necessário muito estudo e pesquisa.

O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento e também fiscaliza através do pedido de informações. Para isto, ele deve agir com independência, não se importando se pertence ou não à base do governo, agindo com imparcialidade e propondo leis sérias que mudem a realidade da cidade.

O Vereador tem o poder de elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade. Para isto as propostas que chegam ao Legislativo devem ser muito bem analisadas, com elaboração de pareceres muito bem fundamentados e minuciosos.

O Vereador também deve informar mas, antes disto, ele deve procurar informar-se, pesquisando e estudando sobre o assunto para o qual se propõe a discursar, para repassar informações fidedignas.

No início de sua fala, o Vereador João Batista Barbosa Crescêncio disse que os animais de rua, são um "problema da cidade, envolve você, envolve as senhoras, envolve todos que nos ouvem aqui. Não adiante a gente cruzar os braços não...", ele disse a verdade.

Todas as entidades de proteção animal, apesar das dificuldades e despesas altas, procuram sempre atender os animais necessitados, quando as condições lhe permitem, mas não tem como arcar com a realização de tarefas pertencentes ao Poder Público, a quem incumbe não só dar assistência aos animais, mas promover política pública contra o abandono (intensificação de campanhas educativas e de controle populacional de cães e gatos; implantação de sistema eficaz de registro e identificação, que permita localizar e autuar o responsável pelo animal, com aplicação de multa e comunicação do fato delituoso às autoridades competentes).

A ASDAN informa ao Vereador João Batista Barbosa Crescêncio que:

- a cidade de Santos Dumont não possui entidades de proteção animal, existindo apenas uma, legalmente constituída e atuante, que completará 10 anos de fundação neste ano de 2013 e que aplica todos os recursos que recebidos no atendimento de animais de rua;


- recebeu subvenções sociais da Prefeitura Municipal de Santos Dumont nos anos de 2011 e 2012 e prestou contas de todos os recursos públicos;

- não utiliza a internet para "brincar", porque não dispõe de tempo para isto, mas para divulgar o seu trabalho e a sua prestação de contas em tempo real, seguindo a Lei da Transparência, que não é cumprida pelos Poderes Executivo e Legislativo deste município;

- entregou a todos os candidatos ao cargo de prefeito, no mês de setembro, as suas Propostas de Políticas Públicas pelos Direitos dos Animais;

- o Prefeito Carlos Alberto Ramos de Faria assinou, no dia 25/09/2013, às 9 horas, um termo se comprometendo a desenvolver e apoiar a aprovação e implementação de POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS e, até o presente momento, ainda não vimos nenhuma ação neste sentido. 



Esperamos que o nobre Vereador João Batista Barbosa Crescêncio repense as suas colocações e procure se informar do trabalho desenvolvido pela ASDAN, para que tenha condições de emitir opiniões verdadeiras e com conhecimento de causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A S D A N - Associação Sandumonense em Defesa dos Animais
C.N.P.J.: 06.131.060/0001-20
Lei Municipal de Utilidade Pública nº 3.578/04
e-mail: asdansd@asdansd.org